quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Às margens da sociedade...

Pessoas devem ser tratadas como pessoas. Você deve pensar: "Isso é lógico!"... Mas se parar pra pensar um pouco mais vai perceber que muitas vezes nós não tratamos algumas pessoas como pessoas. Às vezes, devido a pressa, ou sei lá por que, nós simplesmente ignoramos a existência de tais pessoas, agimos como se elas fossem algo que faz parte da cidade, e que simplesmente estão lá... como uma árvore, ou um cachorro... [comparação doida, mas é + ou - assim mesmo!]

Eu estou falando de moradores de rua, essas pessoas que por algum motivo foram forçadas a viver nessas condições, perambulando de um local a outro. Essas pessoas vivem às margens da sociedade e acabam se acostumando a serem desprezadas.

Certa vez eu estava indo pra universidade, e vi uma mendiga em uma calçada. Aí pensei: "Vou dar boa tarde pra aquela tia ali".. Aí quando passei por ela falei:
- Boa Tarde!

Ela me olhou com uma cara de desconfiada, como se pensasse: "Será que esse cara é doido?" E não respondeu nada...

Então eu pensei que talvez ela fosse muda.. Mas..

Outro dia eu passei de novo por ela, e falei de novo:
- Boa Tarde!

Aí ela respondeu:
- Boa Tarde!

Isso me fez pensar... Na primeira vez ela estranhou, porque ninguém fala com ela, ninguém dá boa tarde pra ela. Por isso não respondeu, porque as pessoas simplesmente passam... e ela deve ter se acostumando com isso..

Então por isso, daqui pra frente eu vou procurar tratar todas as pessoas como pessoas. E na medida do possível dar um bom dia, ou uma boa tarde.. Afinal não custa nada! E pessoas merecem respeito, né? árvores e cachorros também, mas eu não sei me comunicar com eles! ^^


Nenhum comentário:

Postar um comentário