quarta-feira, 30 de junho de 2010

Copa do Mundo, Twitter e Dominação televisiva

Bem, eu não queria voltar a falar sobre a Copa do Mundo. Mas pra chegar onde eu quero com esse post, vou ter que abordar esse tema TÃO recorrente na mídia e em todo lugar... No post anterior, eu já falei a minha opinião a respeito... Se você quiser ler clique aqui.

Primeiramente, temos que reconhecer o poder de mobilização popular que um evento como este tem. E graças ao Twitter, essa mobilização ganha outras proporções... Como por exemplo, o movimento CALA BOCA GALVÃO, que ganhou proporção mundial... Confesso que eu ri muito com essa história!!


Só que os Twitteiros quiseram ir ainda mais além... Antes de falar sobre isso tem mais alguns fatos que eu preciso falar..

Depois do jogo entre Brasil e Costa do Marfim o técnico Dunga xingou o jornalista Alex Escobar da Rede Globo com as seguintes palavras:

"Besta! Burro! Cagão do caralho!" (By DUNGA)

A Globo se manifestou a respeito através de um comunicado feito pelo jornalista Tadeu Schmidt, você pode ver o comunicado no vídeo abaixo:


Aparentemente o técnico da Seleção ainda estava irritado com a TV Globo devido ao episódio anterior dessa história:

Uma equipe da TV Globo se dirigiu à concentração da Seleção Brasileira para uma reportagem exclusiva com o treinador e alguns jogadores... Comunicado do fato, o técnico Dunga, dirigiu-se ao portão e falou o seguinte para a repórter Fátima Bernardes: “Me desculpe, mas aqui não tem essa de “Reportagem Exclusiva” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma...”. Ponto pro Dunga!


Nesse episódio a Rede Globo usou a sua influência e negociou a tal exclusiva com o Presidente da CBF, Ricardo Teixeira. E o Dunga não gostou nada nada disso...

Aqui entra novamente o povo do Twitter... Imediatamente após esse comunicado da TV Globo o novo tópico mais comentado do twitter foi o CALA BOCA TADEU SCHMIDT. A mobilização foi ainda Maior que a do CALA BOCA GALVÃO. Pelo visto, a galera gostou de mandar os Globais calarem a boca. hehe

Mas dessa vez, foi diferente. O Tadeu não falou um monte de merda como normalmente o Galvão fala... E não falaria o que falou, se o Dunga não tivesse dado motivos. Na verdade, o povo brasileiro sempre escolhe um lado para defender. E como o Dunga vem sendo vencedor nos jogos até aqui, não é surpresa nenhuma que ele seja defendido como se fosse um herói.

E embalados na defesa do Dunga os twitteiros lançaram a campanha #DiaSemGlobo, com o objetivo de fazer com que os brasileiros boicotassem a transmissão do jogo Brasil X Portugal da Globo, e optassem por outras emissoras. Aparentemente sem muito sucesso...

Parece que os nossos amigos do Twitter ignoraram o fato de que a maioria dos Brasileiros nem sabe o que é Twitter. Ignoraram também o fato de que muitas pessoas que tem Twitter nem sabe o que é TT (?). Sem falar que o sinal da Globo chega em mais residências por todo o país do que as demais emissoras... Ou seja, os twitteiros se superestimaram um pouco!

Não confundam! Eu Não estou defendendo a Globo... Muito pelo contrário! O que eu digo é: Nessa situação, ninguém está certo! A Globo utilizou o seu poder para conseguir entrevistas com o técnico e jogadores. O Dunga perdeu a razão quando xingou publicamente o jornalista... Se ele tinha um problema particular com o Alex Escobar, ele escolheu o lugar errado para confrontá-lo.

Esse Dia Sem Globo não tinha sentido nenhum! Do que adianta 1, APENAS 1 dia sem a Globo? o que mudaria? A Globo manipula os telespectadores SIM... e apenas um dia não ia significar muita coisa. Eu particularmente, prefiro a transmissão da Globo. E por isso assisti ao jogo na Globo!


Por que as pessoas não deixam de assistir as novelas da Globo então? Não seria esse um bom começo? E tem mais... A Globo é a emissora mais poderosa... Mas, todas manipulam e se qualquer uma delas tivesse o poder que a Globo tem seria exatamente igual! A Record por exemplo, quer ser a Globo!! E a Band? Eu não consigo assistir um jornal na Band sem imaginar os caras de lá com uma camisa do PSDB!! e o SBT... deixa pra lá o SBT é doido parece o dono! hehe

Eu achei até legal que uma questão como essa fosse levantada, porque eu sempre fui contra essa dominação televisiva em relação a sociedade e a política, apoiada em interesses particulares. Mas nesse #DiaSemGlobo eu só consegui ver pessoas defendendo o Dunga, se escondendo atrás de uma causa nobre... Por isso, fiquei fora do movimento..

Esse lance manipulação é Foda! você só tem que saber que nem tudo o que as TV's mostram é verdade, e o que é verdade é mostrado de forma conveniente para elas...

Então é isso! Sou contra a Manipulação Televisiva... E também sou contra o exagero em defender o técnico da Seleção Brasileira!!

Bjus & Abrçs
xD







Um comentário:

  1. hi.. just dropping by here... have a nice day! http://kantahanan.blogspot.com/

    ResponderExcluir